Temazcal

 
 Temazcal /Tenda do Suor
“Um Ritual Ancestral”

O que é a tenda do suor?
A “Tenda do Suor” (também chamada de “Temazcal”, “Inipi” ou "Sweat Logde"), é um banho de vapor, porém, com uma profunda conotação espiritual. Os vestígios mais antigos dessa prática se encontram nas zonas arqueológicas dos Maias, no México e na Guatemala, mas acredita-se que a tradição é muito mais remota. Trata-se de uma tradição milenar usada por várias etnias ameríndias com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e a mente. Seu uso através da história tem sido tanto terapêutico como ritual em cerimônias, e a sua prática sobrevive graças à tradição oral das comunidades indígenas e, atualmente, devido ao crescente interesse da sociedade contemporânea em buscar uma melhora na qualidade de vida. Nessa prática, intervêm os quatro elementos: a Terra, que nos apoiamos, o Fogo, onde as pedras são aquecidas, a Água, colocada sobre estas e o vapor, representando o Ar. São utilizadas, também, ervas aromáticas e plantas medicinais.


Como funciona o ritual?
O ritual do Temazcal acontece após o aquecimento de várias pedras em uma grande fogueira, sendo elas então levadas a uma cabana em forma de um hemisfério. É dito na tradição que o formato da tenda representa o "útero da Mãe-Terra", motivo de muita reverência, respeito e gratidão. No interior dessa tenda, os participantes entoam cantos e tocam tambor, enquanto o condutor da cerimônia (corredor de temazcal) despeja água sobre as pedras incandescentes. O vapor d’agua mesclado com o perfume das ervas medicinais contribuem para a saúde do corpo, de uma forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, proporcionando, assim, eliminação de toxinas e melhoras ao aparelho respiratório e imunológico. A cerimônia realiza-se em quatro “portas” - assim chamado o momento em que a tenda é reaberta. Essas etapas variam de intensidade e propósito. Em cada “porta”, através dos cantos tradicionais e das batidas do tambor, ensinamentos ancestrais são repassados.




Quem pode/deve fazer a tenda?
A princípio, qualquer pessoa. É indicado para as pessoas que se sentem intoxicadas, física ou mentalmente; para pessoas com problemas respiratórios e indivíduos com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos. Pode-se fazer a "Tenda do Suor" na busca de uma reconexão com seu poder pessoal, para se preparar (motivação) para a realização de algum intento, ou mesmo celebrando ou em agradecimento por uma realização. Muitas pessoas também adentram à tenda com o propósito de obter "resposta" ou alento em algum conflito interno. Precisa ter alguma religião para fazer a tenda? Não. O Temazcal é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões. Não é necessário qualquer iniciação ou pré-requisito para participar. Pode-se, inclusive, adentrar na tenda para obter apenas os benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s. Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o “ser humano” como parte integrante (indissociável) da Natureza.




Quais são os benefícios?
Como já mencionado, o Temazcal pode ser observado sob dois aspectos: o da saúde do corpo e o espiritualista. Para a saúde do corpo, o contato com ao efeito do calor e respiração desse vapor aromático, faz a pele suar, relaxando o corpo e desintoxicando-o. Assim, promove limpeza dos sinos nasais e paranasais, aliviando casos de sinusite, catarros, asma, bronquites e enfisemas. Purifica a pele, desintoxica o corpo, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito do relaxante, combate a insônia, revigorando e dinamizando os processos mentais. Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse. Contudo, é importante observar que a “Tenda do Suor” é mais do que um simples banho de vapor e ervas que nos ajuda a melhorar o funcionamento do organismo. É dito que o Temazcal é um espaço onde forças elementares da natureza interagem. Dessa forma, ao adentrar na tenda, entramos em contacto com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida em nosso planeta: água, terra, fogo e o ar. Isto possibilita a interação com “forças elementares” que não são percebidas através de nossos sentidos “externos”. Ao contrário, focando nossa atenção nos “sentidos internos” damos chance a uma interiorização, ou seja, um contato com nossa verdadeira Essência.



Existe alguma contra indicação?
A princípio desaconselhamos a participação de cardíacos com episódios recentes, pessoas que passaram por cirurgia recente ou procedimento que, a pouco tempo, agrediu a pele (queimaduras, tatuagens, piercing etc).