Festivais Sazonais


O Sítio Holístico Terra Cristal mantém em sua rotina anual a celebração dos festivais sazonais que envolve a gratidão a tudo aquilo que se recebe durante cada ciclo natural de nossa Mãe Terra, e desta maneira compartilha com os visitantes.

Honrar o sagrado de forma consciente a cada movimento de nosso planeta no sistema solar é manter os ciclos internos equilibrados.

Nos primórdios da humanidade, o homem vivia em contato direto e permanente com a terra, o sol, a lua e as estrelas, sintonizado com ritmos cósmicos e altamente influenciado pelas forças e manifestações da natureza.

Para garantir sua sobrevivência em um ambiente muitas vezes hostil, cheio de perigos e imprevistos, os homens assim ditos "primitivos" observavam cuidadosamente os sinais e as mudanças da natureza ao seu redor. Suas vidas e atividades dependiam dos ciclos do sol e da lua, das mudanças das estações, dos efeitos climáticos e da interação das forças naturais ou sobrenaturais.


Os povos antigos consideravam a viagem circular da terra ao redor do sol uma roda, representando o eterno ciclo de nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificação, envelhecimento e decadência, morte e decomposição e, novamente, renascimento, refletido na vida humana e na natureza.


Desde então a humanidade vem assinalando com rituais seus acontecimentos, tanto aqueles de maior relevância, envolvendo todo um grupo cultural, quanto os cotidianos, realizados apenas em pequenas comunidades. Seu objetivo era manter a coesão nesses grupos, reunindo as pessoas regularmente para atividades tradicionais e celebrações.


Estas datas festivas foram perpetuadas ao longo dos tempos, permanecendo até nossos dias na forma de tradições folclórica, crenças e supertições. Os povos antigos consideravam cada dia uma oportunidade de festejar um evento, celebrar algum acontecimento ou simplesmente agradecer as divindades pela própria vida. Cada vez que um grupo de pessoas repetia uma mesma ação, com um mesmo objetivo, reforçava-se a egrégora dessa intenção. Mesmo em nosso mundo tecnológico, não se pode ignorar a força dessa tradições, costumes e mitos, manifestadas como celebrações antigas e rituais mágicos.